Nosso Grupo

Nosso Grupo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Avaliação do Cargo

Avaliação do Cargo

Para assegurar a coerência interna dos salários, cada cargo deve ser avaliado em termos dos pré-requisitos para seus ocupantes, do esforço exigido e da responsabilidade que lhe é inerente, inclusive por erros possíveis e a gravidade de suas consequências. Na avaliação, considera-se o conteúdo do cargo.

Existem muitos métodos de avaliação dos cargos, mas todos requerem:
  • a seleção dos fatores que serão considerados na avaliação;
  • o número de níveis usados nestes fatores;
  • a pontuação a ser atribuída a cada nível de cada fator.
Não adianta aumentar demais a precisão da avaliação usando-se muitos fatores, quase sempre, um cargo a que é atribuido nível mais alto em determinado fator terá nível mais alto na maioria dos demais. Em termos de custo e benefício dez a doze fatores é o máximo que deve ser usado numa avaliação. Há empresas que se limitam a cinco ou seis fatores, com algum prejuízo na precisão, mas diminuindo o custo da administração salarial. A decisão cabe aos executivos de alto nível e esse trade-off é avaliado tem termos de custo/benefício.
Os fatores mais importantes tem pontuação mais alta, de modo que a ponderação maior do fator reflita essa importância. Empresas grandes podem usar mais de um método para a avaliação, sendo um para cargos administrativos e outros para cargos operacionais.
Com a descrição do cargo é possível avaliá-lo em relação a cada um dos fatores escolhidos e enquadrá-los em um dos níveis para cada fator. Com isso tem-se a pontuação do cargo que é a soma dos pontos que o cargo obteve para os níveis em que foi enquadrado em cada fator considerado.


Um comentário:

  1. Parabéns o Weel pela sua materia, e de extrema importancia dentro de uma organização, pois no momento da seleção temos que ser rigidos, pois não existe funcionario ruim e sim funcionario no lugar indesejado.

    ResponderExcluir