Nosso Grupo

Nosso Grupo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cargos e Salários

A administração do plano de Cargos e Salários

O plano de cargos e salários deve englobar basicamente:
  • a relação dos cargos existentes e sua descrição em formulário padronizado;
  • os fatores utilizados na avaliação dos cargos e os níveis de cada fator, bem como a descrição daquilo que se entende para cada fator e cada nível;
  • a pontuação de cada nível em cada fator e sua justificativa;
  • a avaliação resultante de cada cargo em função dos fatores utilizados, dos níveis atribuidos a cada cargo em cada fator e da pontuação estabelecida para cada nível;
  • o grupamento dos cargos em níveis para fins de administração salarial;
  • o resultado da pesquisa de mercado salarial para cada nível de cargos e sua respectiva faixa de variação.
Ao montarmos um plano de cargos e salários, temos de compará-lo com a realidade da empresa. Ocorrem, às vezes, discrepâncias entre o plano e a realidade. Alguns cargos podem estar um pouco abaixo ou um pouco acima do valor encontrado na pesquisa. Como os salários não podem ser reduzidos, a empresa deverá examinar o que fazer com os que estão sendo pagos acima do previsto. No caso dos que estão sendo pagos abaixo do previsto, a administração deve ser cuidadosa, não fazendo as alterações imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário