Descrição do Cargo
A descrição de cargo é feita, portanto, para fins de administração salarial. Ao descrever um cargo, deve-se ter em mente que a descrição é genérica e deve abranger as diversas funções nele incluídas. Descreve-se o que fazem os ocupantes do cargo, incluindo-se, em alguns casos, a periodicidade das atividades.
Os requisitos básicos são os exigidos para ocupar aquele cargo. A descrição não considera as qualificações dos seus ocupantes. Portanto, a descrição e a avaliação daí decorrentes são as do cargo e não dos ocupantes. Se uma pessoa com nível superior ocupa um cargo para o qual é necessário o ensino médio, o cargo terá como requisito o ensino médio completo e assim será descrito e avaliado.
Os requisitos mais frequentes são a formação e o tempo de experiência para exercer o cargo, além de características pessoais que devem ter o ocupante.
Com base na descrição, é feita a comparação com cargos equivalentes no mercado. O que interessa na comparação com o mercado não é o título do cargo, mas sua descrição. É comum cargos diferentes terem o mesmo nome em empresas diferentes. Eles não são comparáveis. O que vale é a descrição. Por outro lado, em alguns casos, cargos equivalentes podem ter títulos diferentes e serem comparáveis.
Da mesma forma que recrutadores e selecionadores, também os responsáveis pela administração salarial das principais empresas da mesma região tem encontros periódicos para trocar informações sobre salários e verificar a sintonia com o mercado. Nessas reuniões, são comparados os salários dos cargos que tem descrições equivalentes, bem como a avaliação que empresa faz desses cargos. Além desses encontros periódicos, também se trocam informações diretas entre empresas.
A figura abaixo traz um exemplo de uma descrição de cargos.
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