Uma empresa com poucos empregados não terá dificuldade em conseguir as coerências interna e externa. Com uma descrição do que cada um faz será possível efetuar a comparação dos salários pagas a empresa com os que são praticados no mercado para um trabalho equivalente, bem como fazer um ranking dos empregados. Imagine, porém, como uma empresa com vários milhares de empregados poderia conseguir essa sintonia com o mercado e essa coerência interna. Somente a descrição do trabalho de cada um teria um custo elevadíssimo e as comparações seriam impossíveis. Por isso, grupam-se funções equivalentes em cargos, para diminuir o número de descrições e comparações.
Enquanto função é uma posiçãom definida na estrutura organizacional, à qual cabe um conjunto de responsabilidades afins e relacionamentos específicos e coerentes com a sua finalidade, cargo é um conjunto de funções de mesma natureza de trabalho, de requisitos e nível de dificuldades semelhantes e com responsabilidades em comum. Torna-se, assim, possível elaborar uma descrição genérica, que inclua essas responsabilidades comuns e caracterize o cargo.
Numa empresa, o número de empregados costuma ser pouco superior ao de funções, pois em poucos casos temos mais de uma pessoa ocupando a mesma posição na estrutura organizacional e fazendo exatamente a mesma coisa. Isso ocorre apenas nos níveis inferiores da organização. O número de cargos, porém, será muito menor que o de funções. Numa unidade de pessoal, por exemplo, teremos um empregado cuidando dos registros e anotações em carteira, outro processando a folha de pagamento, outro controlando as férias e as rescisões. Todos são incluídos no cargo assistente de pessoal. Como assistente de tesouraria, englobaríamos os que trabalham nos caixas, no controle de contas a pagar, controle de contas a receber, verificação do crédito e outras atividades afins. Todos os contínuos, independente da unidade organizacional em que estejam lotados e de tarefas específicas que possam executar, terão o mesmo cargo.
Seria interessante se todas as empresas adotassem esse processo, assim facilitaria os processos da organização,sem contar com os funcionários trabalhando em equipee mais motivados.
ResponderExcluir